Ansiedade tem cura?

Muitas pessoas me perguntam sobre existir ou não uma cura para a ansiedade. Então hoje vou trazer um pouco mais sobre isso para vocês!

Ansiedade tem cura?

A ansiedade nem sempre é ruim (apesar de seus sintomas te dizerem o contrário!).

Em um nível normal, a ansiedade é positiva e até necessária para nossa vida. Pois é através do medo que somos impedidos muitas vezes de entrar em situações perigosa e que nos expõem a riscos desnecessários. Até mesmo nossa preocupação com o futuro pode ser positiva, pois é à partir dela que fazemos planos e batalhamos por esses objetivos.

“Mas calma aí Talita! Então você quer dizer que o que eu tenho não é algo negativo?” – você pode estar pensando.

O real problema surge quando passamos desta nível normal de ansiedade e vamos para um nível disfuncional, onde a duração e a força dos sintomas de ansiedade são maiores.  Então, sabe aquela voz que diz o tempo inteiro que as coisas vão dar errado? Ou que você precisa se preocupar para que nada falte? E que precisa pensar em todos os possíveis desfechos ruins de alguma situação para se proteger?

O coração acelerado o tempo todo, muita tensão, aquela sensação estranha no estômago…

Então… Aí é a parte disfuncional da Ansiedade falando!! 

E é por isso que não vamos curar a ansiedade, mas sim realizar um tratamento para que você conquiste uma relação de maior equilíbrio com esse sentimento e com esses pensamentos.

No tratamento em psicoterapia, você identifica os gatilhos que gerar esses tipos de pensamentos, e então cria novas habilidades para lidar com eles.

Além disso, muitas vezes, mudanças na rotina são realizadas, como forma de promoção do bem-estar e diminuição dos níveis de ansiedade disfuncional. Um exemplo bem claro para esta mudança na rotina é a inclusão de atividade física (qualquer atividade física que você goste), pois ao movimentar o corpo, você libera substâncias que são capazes de melhorar o seu bem-estar.

Fazendo tudo isso, sua ansiedade desaparecerá completamente? 

Não! E você nem irá querer que ela desapareça, porque como vimos, ela pode ser sua aliada, até certo nível. Mas os comportamentos e pensamentos disfuncionais atrelados a ansiedade poderão sim diminuir com o tratamento correto, fazendo com que você tenha uma vida mais leve e saiba lidar com os sintomas da ansiedade quando eles aparecerem novamente. 

Você percebe ter algum transtorno de ansiedade? Agende uma avaliação!

Deixe abaixo seu comentário sobre este texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *