Autocobrança e fim de ano: Qual a ligação entre eles?

Chegamos em um período do ano em que temos como costume fazer diversas reflexões e colocar na balança o que aconteceu em nossa vida ao longo do ano, não é mesmo?

E com isso, muitos sentimentos bons aparecem e pensamentos de dever cumprido em muitos aspectos da vida. Porém, nem tudo são flores e, é justamente neste período que a autocobrança pode aparecer com muita força.

A sensação de ter o ano findando e achar que por conta disso deveríamos ter feito tudo de forma perfeita, sem aceitar nossas falhas, pode trazer um sentimento de tristeza e necessidade por ter feito mais. E com esse perfeccionismo também presenciamos os sentimentos de ansiedade e culpa. Ansiedade por querer ter feito mais e culpa por percebermos que não conseguimos dar conta de todas as coisas que gostaríamos de ter feito. 

Como mudar esse sentimento então?

Essa cobrança pela perfeição, bem como a ansiedade, muitas vezes vem de nossa própria história, desde a infância. Por isso, pode não ser tão rápida a mudança. Mas é um processo possível e que quando realizado nos traz maior sensação de bem estar e maior amor e gentileza por nós mesmos. 

Focar em suas próprias realizações e não comparar com realizações de outras pessoas

Compare-se com você mesmo no passado e veja o quanto já fez, o quanto evoluiu. Liste todas as suas realizações deste ano (nem que tenha sido “regar as plantas”). Normalmente vemos apenas as conquistas em redes sociais, por isso, não foque nos outros, mas sim em quem mais importa: Você!

Listar o que não foi feito e perceber quais foram os fatores que contribuíram a não realização

Será mesmo que foi você o único responsável por não ter realizado tudo o que tinha em sua lista? Ou tiveram diversos outros acontecimentos no ano e outros fatores que foram responsáveis por não dar conta de toda a lista? Lembre-se de que você não é o único responsável por tudo o que acontece no mundo, você depende de outros fatores e nem sempre eles serão favoráveis. Mas você fez o que foi possível em um ano tão atípico como o que vivemos. 

Criar metas mais realistas para o próximo ano

Temos a tendência a querer abraçar o mundo e fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Mas ninguém aqui tem super-poderes, certo?! Tenha ciência de suas limitações e estabeleça metas que realmente possam ser cumpridas e não que sejam um peso nos seus dias ou uma fonte de frustração.

Lembre-se, você pode escolher o que fazer com sua vida. Você pode escolher um ano novinho, recheado de boas emoções, realizações e tudo isso sendo vivenciado de uma forma leve.

Ame a si mesmo, trate-se com respeito, reconheça seus limites. 

Percebe que precisa de auxílio para lidar com os efeitos negativos da autocobrança? Agende uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *