Ansiedade: Conheça suas diversas faces

Você conhece todas as faces da Ansiedade?

A ansiedade pode se expressar como resultado de diversos fatores, desde a influência genética até do ambiente em que vivemos. 

Por isso, é necessário entender a diferença entre sentimentos naturais de ansiedade, medo e fobia.

Além disso, também é importante compreender os tipos de transtornos de ansiedade, pois cada um possui diferentes sintomas e tratamentos.

Fobia Específica

A fobia específica consiste em medo e ansiedade diante de situação ou objeto em particular (palhaços, baratas, avião…). A situação ou o objeto é geralmente evitado quando possível, mas caso a exposição ocorra, a ansiedade se desenvolve rápido.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

No TAG, o estresse e a preocupação começam com pensamentos ansiosos. Em outras palavras, o medo e outras emoções ruins são os gatilhos para essa ansiedade, onde a pessoa não consegue relaxar porque dá muita atenção à vida e a tudo relacionado ao seu cotidiano: estudo, vida profissional, saúde e segurança de amigos e familiares. Essa condição geralmente leva a sintomas emocionais, que podem causar problemas como enxaquecas persistentes, úlceras estomacais, desconforto mental e físico, irritabilidade, insônia crônica e tensão muscular.

Transtorno de Ansiedade Social (TAS)

O Transtorno de Ansiedade Social (ou Fobia Social) é um dos tipos mais comuns. Nesse caso, o gatilho é público, onde as pessoas têm medo de falar ou aparecer em público. Quem possui este transtorno tende a ficar muito nervoso, com medo de ser julgado, humilhado ou envergonhado em público.

Transtorno do Pânico

No transtorno do pânico, a pessoa sente fortemente que pode morrer, como se estivesse tendo um ataque cardíaco.

Os sinais mais comuns durante o pânico são falta de ar, batimento cardíaco acelerado, tontura, dor no peito e sensação de morte iminente. Em outras palavras, parece que você está perdendo o controle ou a consciência. 

Após um ataque de pânico, um ciclo começa, durante o qual o paciente experimenta um ataque de ansiedade devido ao medo de que um ataque de pânico ocorra novamente.

Agorafobia

A Agorafobia é um transtorno da ansiedade mais ligado ao medo de sentir medo e à necessidade de fugir ou evitar situações em que os ataques de pânico possam ocorrer novamente. É um medo angustiante de lugares públicos, muito abertos ou muito fechados, tumultuados ou desertos, cuja saída ou socorro aparentemente não esteja disponível.

E como conhecer isso poderá te ajudar?

Vale ressaltar que os sintomas desses tipos de transtornos de ansiedade podem ser confundidos, o que mostra que o suporte profissional é muito importante para receber diferentes diagnósticos e realizar o tratamento mais adequado. 

De modo geral, se você sofre de Pânico, TAG ou qualquer outro transtorno de ansiedade, você pode ser tratado, e isso se torna especialmente mais fácil se o transtorno de ansiedade for detectado nos estágios iniciais. Por isso a importância em buscar por um profissional qualificado para te auxiliar no diagnóstico e tratamento.

Identificou-se com algumas das faces da Ansiedade e sente que precisa de auxílio? Agende uma avaliação!