Isso é MEDO ou ANSIEDADE?

Você já teve a sensação de estar com medo de algo, mas não saber exatamente de quê? Ou de saber que seu pensamento não é verdadeiro, mas mesmo assim ter medo que vire realidade?

Esta é uma sensação nem um pouco agradável e, não importa o quanto tentamos fugimos dela, ela continua nos perseguindo, não é mesmo?!

Você sabe qual a diferença entre MEDO e ANSIEDADE?

Há muito em comum entre a ansiedade e o medo. Os dois são estados desagradáveis causados por uma ameaça e que tem como objetivo nos proteger.

Mas há também uma diferença bastante clara entre os dois:

O medo é uma resposta básica automática, vinda através de um gatilho muito específico e imediato. Por exemplo, a visão de um cão raivoso vindo rapidamente em sua direção. Neste caso, a ameaça é visível, palpável. Com isso, é então iniciada uma reação de luta e fuga, que é como o corpo reage a uma situação de perigo.

Já a ansiedade não é exatamente uma emoção automática a algo concreto. A ansiedade é causada não pelo objeto ou situação perigosa real, mas sim pela possibilidade de tal situação ocorrer. Por exemplo, ansiedade não seria ver o cão raivoso a sua frente e pensar que ele poderia te atacar, mas sim ver a foto de um lindo filhote inofensivo e temer que um dia ele venha a te atacar. 

Resumindo, enquanto o medo torna nosso corpo apto para se defender ou fugir de uma situação real em nossa frente, a ansiedade faz com que antecipemos essa resposta a possíveis situações que venham a ocorrer. Com a ansiedade, nós permanecemos preocupados, mas muitas vezes não sabemos o por quê. Não conseguimos identificar qual o gatilho, pois ele realmente não existe. Mas isso basta para que nós nos preparemos e para que fiquemos ansiosos. 

Então como fugir das armadilhas da ansiedade?

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo, sempre que perceber uma forte emoção de ansiedade:

 “Que fatos concretos eu tenho (hoje) que afirmam meu pensamento?”

Pensar sobre fatos concretos e não apenas imaginar diversos desfechos negativos te ajuda a permanecer nO MOMENTO PRESENTE e perceber que seus pensamentos ansiosos podem ser irrealistas.

“Que fatos eu tenho (hoje) que podem sugerir que este meu pensamento pode não ser verdadeiro?” 

TEMOS A TENDÊNCIA A ACREDITAR RAPIDAMENTE EM NOSSOS PENSAMENTOS. mAS E SE COMEÇARMOS A QUESTIONÁ-LOS? SERÁ QUE TODOS ELES serão 100% VERDADEIROS?

“Existe um pensamento alternativo à este?”

PENSAR DE FORMA ALTERNATIVA TE MOSTRA QUE NÃO HÁ UMA ÚNICA SAÍDA PARA O MESMO PROBLEMA. PENSAMENTOS ALTERNATIVOS MAIS REALISTAS DIMINUIRÃO SEU NÍVEL DE ANSIEDADE.

Lembre-se sempre de não subestimar seu potencial para lidar com as situações, mas sim focar em estratégias positivas para resolução de seus problemas.

Percebe que precisa de auxílio para lidar com os efeitos negativos da ansiedade? Agende uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *