O que é Ansiedade?

Você conhece todas as características da Ansiedade?

Eu ouço o tempo todo pessoas falarem sobre o quão negativa é a ansiedade…

Mas existe algo de positivo na ansiedade, você sabia?

Apesar de ser uma sensação desagradável, ela foi a garantia de vida dos nossos ancestrais durante milênios. Os mais ansiosos estavam sempre “alerta” para possíveis ataques de predadores, estocando e consumindo alimentos não venenosos e atentos a todas as alterações de seu ambiente. 

Ainda hoje, todo mundo experimenta estes sentimentos. A ansiedade é causada não pelo objeto ou situação perigosa real, mas sim pela possibilidade de tal situação ocorrer. Ex.: Não é ser demitido de uma empresa, mas sim ficar pensando sobre a possibilidade de ser demitido, mesmo sem evidências de que isso irá acontecer.

A ansiedade pode ser adaptativa!

Quando nos motiva a conquistar nossos objetivos: Quando ficamos nervosos para uma entrevista de emprego e nos preparamos para ela, evitando atrasos e escolhendo vestimenta adequada.  Ou quando nos protege do perigo, ao escolhemos um caminho com menos riscos, evitando acidentes ou imprevistos. 

Mas ela também pode ser ruim!

Quando nos impede de conquistar nossos objetivos: Quando ficamos tão nervosos antes de uma entrevista de emprego que decidimos não ir, por achar que cometeremos erros e não somos bons o suficiente para preencher a vaga. 

Então, o segredo é ter equilíbrio e compreender a ansiedade e seus sintomas, para que possamos viver bem com o nível adequado de ansiedade. 

Em níveis moderados, este sentimento é fundamental para a manutenção da vida, pois antecipa os riscos e estimula a preocupação. Porém, normalmente os ansiosos “sofrem por antecipação”. Estão sempre alerta, aguardando alguma catástrofe iminente. Este sentimento é sentido em níveis exagerados, que acabam por atrapalhar a rotina da pessoa que a sente, causando sofrimento.

A isso, damos o nome de transtornos de ansiedade.

Mas a boa notícia é que esses transtornos são tratáveis, não apenas com medicamentos (apesar de necessários em alguns casos), mas com técnicas e estratégias que podem aliviar os sintomas desta ansiedade e te ajudar a lidar de forma diferente com as situações que geram os sintomas deste transtorno.

Percebe que precisa de auxílio para lidar com os efeitos negativos da ansiedade? Agende uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *